27 agosto 2015

Dica de Leitura: Ouro - Chris Cleave


Leitura Concluída em 26 de agosto de 2015.
 
 
Obra: Ouro (Título Original: Gold)

Autor: Chris Cleave (Tradução: Claudio Carina)

Editora: Intrínseca

Ano: 2012

ISBN: 9788580573565

Número de Páginas: 336
 
 
 


Sinopse
 
     O que você sacrificaria por aqueles que ama? Kate e Zoe se conheceram aos 19 anos, nas eliminatórias de um programa para jovens talentos do ciclismo de elite — um esporte que exige foco e comprometimento. Após mais de uma década, aos 32 anos, elas se preparam para enfrentar a última e mais grandiosa prova de suas vidas: os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Amigas e também grandes rivais, Kate e Zoe são atletas no topo do ranking, lutando para vencer a competição mais importante do mundo. Com vidas marcadas pela tragédia, cada uma delas tem muito a perder, e as duas se veem diante do desafio de optar entre a família e a glória no esporte. Contada como somente Chris Cleave é capaz, Ouro é uma história sobre os limites da resistência humana, tanto física quanto emocional, sobre maternidade e amor, e sobre o que nos permite, em nossas diferentes maneiras de agir, alcançar feitos memoráveis. Com grande humanidade, o autor de Pequena Abelha analisa as escolhas que são feitas quando a vida está em risco e tudo o que se ama está em jogo. Leia um trecho do livro em PDF.
 

 

Sobre o autor
 
     Cleave nasceu em Londres em 1973, cresceu em Camarões e Buckinghamshire , foi educado em Balliol College, Oxford , onde estudou Psicologia. Ele vive no Reino Unido com sua esposa e três filhos. Conheça seu website.
 
 
 
 
 
 
 
Resenha e opinião

 

 

     "Ouro" narra a história de duas amigas, Kate e Zoe, e a trajetória de ambas em busca do ouro olímpico. Zoe dedica sua vida ao ciclismo, é capaz de fazer qualquer coisa para conquistar a vitória. Solitária e polêmica, não mede as consequências de seus atos para chegar em primeiro lugar. Por outro lado, Kate é uma atleta competente e esforçada, mas afastou-se das pistas por conta do nascimento de Sophie. É casada com Jack, que também é ciclista. Preocupa-se com Zoe, e tenta ajudar a amiga a enfrentar seus fantasmas pessoais.


"O planeta estava repleto de rapazes boa-pinta, mas com personalidades construídas por elementos tão opostos, a ponto de se anularem, que não sobrava ninguém com quem valesse a pena sair para tomar um drinque. Essa nova espécie de homem combina sapatos urbanos com barbas de lenhador. Eles tocam em bandas mas trabalham em escritórios. Odeiam os ricos mas compram bilhetes de loteria, riem de comédias que debocham da merda do estilo de vida que eles próprios levam, e, pior de tudo, são todos cretinamente fofoqueiros." - Pág. 50

"As coisas sobre as quais elas não conseguiam falar a respeito ficavam mais intoleráveis durante o dia. Pelo menos podiam resolvê-las com as bicicletas. Era mais perigoso que brigar, porém mais seguro que conversar." - Pág. 62


     Zoe, Kate e Jack estão prestes a conquistar a vaga para a olimpíada de Londres: enquanto Zoe se dedica ao máximo, Kate e Jack alternam os treinamentos com o tratamento de Sophie, que enfrenta a leucemia.


"Talvez houvesse um acordo no qual a vida tinha que quebrar seu corpo antes que você pudesse perceber. Talvez não houvesse qualquer outro esquema além desse, que o leva ao ponto mais baixo e o desafia a se reconstruir, para depois mostrar que o que você fez pelo menos significou algo para alguém." - Pág. 76

"Um homem não está inteiro até ser capaz de olhar para as próprias memórias e ficar… não impassível, mas pelo menos não sentir medo delas." - Pág. 76


     A obra apresenta vários flashbacks, essenciais para descobrir como desenvolveu-se a personalidade de cada personagem. É uma história bem escrita, com situações que qualquer um poderia enfrentar no cotidiano, mas, no romance, retratada pela perspectiva de uma realidade pouco convencional.


"Os jornais intensificavam a discussão a cada dia que passava. Ele sabia que não aguentariam três meses assim, até que os qualificadores olímpicos determinassem qual das garotas disputaria em Londres. Mais cedo ou mais tarde algo iria ceder. Zoe tomaria alguma atitude estúpida, Kate sucumbiria à pressão, ou algum imbecil descobriria a verdade sobre Sophie. Esse problema tinha duas partes componentes: uma era a mídia, seguindo de perto o histórico de rivalidade entre Zoe e Kate, e a outra eram os três meses que precisariam enfrentar." - Pág. 225


     Em "Ouro", Chris Cleave dá vida a personagens complexos, realistas, emocionantes e intrigantes. Os dramas apresentados são verossímeis e envolvem o leitor do início ao fim, proporcionando, inclusive, sentimentos positivos ou negativos em relação a cada personagem e suas diversas atitudes. Todos eles possuem inúmeros segredos, que são revelados no decorrer da trama, emocionando e chocando a cada momento.


 


Os personagens
 
Sophie - filha de Jack e Kate, aos 8 anos de idade enfrenta a leucemia. É fascinada por Guerra nas Estrelas.

Tom - técnico de Zoe e Kate. Tom gosta muito de Zoe, e faz de tudo para cuidar bem dela.

Zoe - uma das personagens principais, Zoe é a problemática, que está sempre envolvida em escândalos, e, durante toda a trama, suas atitudes deixam a desejar.

Jack - ciclista casado com Kate e pai de Sophie.

Kate - uma das personagens principais, Kate é aquela que sempre pensa no bem estar daqueles que a cercam, muitas vezes acabando prejudicada por isso.



 
Capa e diagramação
 
     Capa simples, em tom dourado, apresentando a imagem de dois rostos femininos, um de frente para o outro. O livro possui diagramação simples, com páginas amarelas. A capitulação não é numerada, sendo que cada parte da obra é separada pela data dos fatos e local dos acontecimentos.
 
 
 
 
Capas pelo mundo
 
 





 

Avaliação: (Ótimo)
 
 
 
 
 
 
 
Onde Comprar
 
 
 
 
 
Confira nas redes sociais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo