31 outubro 2015

Dica de Leitura: O Colecionador de Lágrimas - Augusto Cury (1º Volume da Série O Colecionador de Lágrimas)

 
Leitura Concluída em 29 de janeiro de 2015.
 
 
Ficha Técnica
 
 
Obra: O Colecionador de Lágrimas
 
Autor: Augusto Cury
 
Editora: Planeta
 
Ano: 2012
 
ISBN:9788576658085
 
Série: O Colecionador de Lágrimas (Volume #01)
 
Número de Páginas: 376
 
 
 
 
 
 
 
Sinopse
 
     Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter insônia e pesadelos, como se estivesse vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo. Seu reconhecimento como grande historiador faz com que receba um convite de cientistas alemães, que pesquisam uma máquina complexa, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para conseguir viajar no tempo. Mas por que ele? O convite então se torna claro: tudo o que os alemães querem é alguém com competência suficiente para voltar no tempo, matar Hitler e mudar a história. Apesar de eliminar todo o mal causado por Hitler, conseguiria ele chegar à infância do ditador e assassiná-lo? Faria ele esta atrocidade? Leia um trecho do livro em PDF.
 
 
 
 
 
 
Sobre o autor

 
     Psiquiatra, cientista, escritor e fundador da Academia de Inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e profissionais de recursos humanos. É autor da Inteligência Multifocal-1998 (Editora Cultrix), Treinando a Emoção para Ser Feliz-2001, A Pior Prisão do Mundo-2000 (renomeado para Superando o Cárcere da Emoção) e dos livros da coleção Análise da Inteligência de Cristo (O Mestre dos Mestres-1999, O Mestre da Sensibilidade-2000, O Mestre da Vida-2001 e O Mestre do Amor-2002), Você é Insubstituível-2002, Revolucione sua Qualidade de Vida-2002, Escola da Vida-Harry Potter no Mundo Real-2002, Pais Brilhantes e Professores Fascinantes-2003 e outros. Conheça seu website.

 
 
 
 
 
Resenha e opinião
 
     Júlio Verne, um excelente professor de história que leciona em uma universidade na Inglaterra, que não era possuidor do saber, mas que estava em constante aprendizado e via seus alunos como pensantes, convicto de que os professores são revolucionários semeadores de ideias, tendo poder de transformação social maior que generais e políticos, tendo em vista que as ideias promovem a paz ou causam as guerras.
 "Ele relaxou e a envolveu carinhosamente. Era um homem em conflito, ela sabia disso, mas surpreendente, ela tinha certeza." - Pág. 115
     Pesadelos terríveis passam a fazer parte da vida de Júlio Verne, tirando-lhe o equilíbrio, fazendo com que sua sanidade mental seja questionada, e boatos são espalhados pela universidade por Paul, um homem que demonstra sentir inveja de Júlio. 

"_ Que caso complexo! Estou espantado com a possibilidade de, na cidade, haver pessoas à solta capazes de tudo - afirmou Thomas, um especialista em ataques terroristas." - Pág. 211
     Júlio é especializado na II Guerra Mundial e no Nazismo, assuntos que debate em sala de aula. Contudo, esses assuntos assombram a paz e o sono do professor. A situação fica mais séria quando os acontecimentos dos pesadelos parecem ser transportados para o mundo real, quando o professor recebe misteriosas cartas sem destinatário, escritas em papel antigo e com tinta antiga. Júlio acredita que está sendo perseguido por nazistas, e várias coisas estranhas passam a acontecer.
"Só o silêncio era capaz de conter as inumeráveis dúvidas que saturavam a mente deles." - Pág. 240 
 
     Augusto Cury desenvolve a trama de forma magnífica. "O Colecionador de Lágrimas" é um romance histórico, que traz curiosidades sobre Hitler e o holocausto, informações que podem ser confirmadas através das bastantes referências bibliográficas apresentadas pelo autor. Além disso, Cury discorre de uma forma a tentar compreender a mente deste ditador, avaliando o porquê de o povo alemão haver cedido ao governo dele.

"Hitler foi supervalorizado em ambientes nos quais deveria ser minimizado, destacadamente nos espaços acadêmicos e religiosos. Seduziu o psiquismo de muitos com uma pesada propaganda que valorizava a sociedade, a autoestima, o bem-estar social e até "Deus", só que esse deus era criado à sua imagem e semelhança, ele o chamava de "Providência"." - Pág. 261
 
 
 
 


Capa e Diagramação
 
      A capa desse volume apresenta a imagem de uma mão segurando um arame farpado. O livro possui diagramação simples, com páginas amarelas. Os capítulos variam entre curtos e longos, e se iniciam na página seguinte ao encerramento do anterior.
 
 
 
 
 
 
A Série


1 -
O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais



2 - Em Busca do Sentido da Vida








Avaliação:
(Ótimo)
 
 
 
 
 
 
 
Onde Comprar
 
O Colecionador de Lágrimas: Submarino | Saraiva| Americanas  
 
 
 
 
 
Confira nas redes sociais
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo