06 outubro 2015

Dica de Leitura: Um Gato de Rua Chamado Bob - James Bowen (1º Volume da Coleção "Gato Bob")

 
Leitura Concluída em 02 de outubro de 2015.
Ficha Técnica

Obra: Um Gato de Rua Chamado Bob (Título Original: A Street Cat Named Bob)
Autor: James Bowen (Tradução: Ronaldo Luís da Silva)
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
ISBN: 9788581631523
Coleção: Gato Bob
Número de Páginas: 208

 
Sinopse
     Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks). Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados. Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê. Leia um trecho do livro em PDF.

  
Sobre o autor
     James Bowen nasceu na Inglaterra em 1979. Depois do divórcio de seus pais, ele se mudou, com sua mãe e seu padrasto, para a Austrália. Sua vida familiar foi sempre muito tensa e com constantes mudanças de casa, o que o levou a não se adaptar nas diferentes escolas pelas quais passou. O garoto-problema, que era frequentemente vítima de bullying, logo começou a usar drogas. Mais tarde, recebeu o diagnóstico de TDA/H, esquizofrenia e distúrbio bipolar. Ele e o gato Bob se conheceram em 2007 e desde então nunca mais se separaram. James é autor de “Um Gato de Rua Chamado Bob” e “O Mundo pelos Olhos de Bob”. Conheça sua página no Facebook. 
 
Booktrailer (em português)
 
 
Vídeos Relacionados
(Reportagem do Jornal Nacional de 09/07/2012, sobre como Bob ajudou James a se livrar das drogas).
(Bobcat And I - vídeo citado na obra)
(Divulgação da Editora St. Martin Press)
 
 
 
Resenha e opinião
     “Um Gato de Rua Chamado Bob” narra a bela história de um homem e seu gato, a partir do momento em que se adotaram, e se desenvolve mostrando as etapas de seu relacionamento, chegando, enfim, à forma como a chegada do bichano mudou a vida de James. Particularmente, não gosto muito de gatos, porém, conforme o bichinho é descrito na trama, é realmente possível apaixonar-se por ele.
"Eu tinha sido uma não pessoa; e estava me tornando uma pessoa novamente." - Pág. 69  
     James é o narrador-personagem, até porque não poderia ser diferente: a obra é uma não ficção, que retrata a trajetória do autor.
     James Bowen, desde a infância, teve sérias dificuldades, sofreu bullying, o que o tornou um dependente químico, agora em recuperação, sozinho, morando numa quitinete medíocre, fazendo música por trocados nas ruas de Londres, sem perspectiva. Até que surge em sua vida um gatinho maltrapilho, sujo, doente, magro e “laranjinha”. James fica encantado e, ao descobrir que se trata de um gato de rua, se afeiçoa e o leva para casa.
"Nós estávamos juntos, e nenhum de nós queria que isso mudasse" - Pág. 95
     Após o animalzinho entrar na vida de James, juntos eles saiam para vender revistas nas ruas, gerando simpatia e antipatia daqueles que percorriam Londres todos os dias: enquanto um grande número de pessoas ficava fascinado com o lindo gatinho, entregando algumas libras e ajudando o protagonista, outro grande número de pessoas tentava prejudicá-lo a todo o momento.
"Sabia que o ar de bonomia não duraria. Nas ruas, nunca durava." - Pág. 130
     A obra é uma linda história de superação, amizade, lealdade e amor, escrita de forma simples, clara e direta, sem objetivo de ser literária, narrando os fatos detalhadamente,  tornando a leitura dinâmica e prazerosa. James Bowen consegue nos fazer perceber que a vida dá segundas chances.
"Era como se alguém houvesse puxado as cortinas e lançado um pouco da luz do sol em minha vida." - Pág. 171

 
Os personagens
James – personagem principal que, apesar de não se apresentar como tal, é o autor e narrador da história.
Bob – um gato fora do normal, que salvou a vida de James, como dito pelo mesmo na própria obra.


 
Capa e diagramação
     A obra possui capa apresentando uma foto real de Bob, sentado em cima da mochila de James nas ruas de Londres. Diagramação simples, com páginas amarelas. Os capítulos são curtos, iniciando-se na página seguinte ao final do capítulo anterior. As páginas têm patinhas desenhadas no topo, onde é indicado o número da página, e entre as divisões dos capítulos.
 
 
 
Capas pelo mundo
     





 
Avaliação: (Ótimo)


 
Onde Comprar
 
Um Gato de Rua Chamado Bob: SubmarinoSaraivaAmericanas
 
Confira nas redes sociais
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo