14 novembro 2015

Dica de Leitura: Se Eu Ficar - Gayle Forman


Leitura Concluída em 30 de março de 2015
 
Ficha Técnica
 
Obra: Se Eu Ficar (Título Original: If I Stay)
 
Autor: Gayle Forman (Tradução: Amanda Moura)
 
Editora: Novo Conceito
 
Ano: 2009
 
ISBN: 9788581635415
 
Sequência: Para Onde Ela Foi
 
Número de Páginas: 224
 
 
 
 
Sinopse
 
     A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Leia um trecho do livro em PDF.
 
 
Sobre a autora
 
     Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen, onde a maioria de seus artigos era centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine. Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. Seu mais recente romance If I Stay (Se eu ficar), fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010. Conheça seu website.
 
 
Booktrailer (legendado)
 
 
 
Resenha e opinião
 
     "Se Eu Ficar" narra a história de Mia, uma adolescente tranquila e inteligente, que tem como paixão o violoncelo. Ela mora com os pais jovens e modernos: seu pai tinha uma banda e abandonou tudo para se tornar professor quando surgiram as responsabilidades , e sua mãe, que fora uma jovem rebelde, tornou-se uma grande mãe, que faz tudo por seus filhos, apesar de falar muitos palavrões. Mia é um pouco deslocada, pois gosta de música clássica e ser introspectiva, e sua família, por sua vez, é meio punk, festeira e divertida. Mas nada disso diminui seu amor por eles. Além disso, ainda há Teddy, o irmão menor de Mia, que é ligado a ela de forma linda.
" - Seus pais são legais - disse Adam, abrindo a porta do carro para mim." - Pág. 34
     Logo nos capítulos iniciais ocorre um gravíssimo acidente envolvendo Mia e sua família. Em um momento eles estavam indo visitar amigos, e, de repente, Mia estava parada observando os corpos dos envolvidos estirados no chão. Ela observa os paramédicos  fazendo de tudo para reanimá-la, acompanha a viagem até o hospital e sua própria cirurgia como uma observadora externa. Agora, Mia precisa escolher entre a viver ou partir.

"Queria poder abraçá-la. Agradecê-la por estar sempre um passo à frente do que eu preciso." - Pág. 87
     A partir daí, Gayle Forman traça um paralelo do presente com o passado: Mia em coma acompanhando tudo sem ser vista ou ouvida X suas lembranças das relações com a família e Adam e de sua paixão pela música.
"Ele praticamente se tornou o terceiro filho dos meus pais." - Pág. 96
     A obra possui um enredo profundo e emocionante, que nos leva a refletir sobre a relação entre as pessoas, a descoberta do verdadeiro amor e o valor que damos à nossa própria vida.
"Agora, Adam engasga num soluço. O som me faz acordar como se um balde de água gelada tivesse sido jogado em cima de mim. Adam acha que foi ele quem me deixou assim? Não! Que absurdo! Ele está redondamente enganado." - Pág. 162
     É importante ressaltar que em 2014 foi lançado o filme baseado na obra. "Se Eu Ficar" é um drama estadunidense dirigido por R.J. Cutler, estrelado por Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Liana Liberato, Lauren Lee Smith e Jamie Blackeley.

"É só uma questão de tempo, e uma parte de mim se questiona por que estou tentando adiar o inevitável. Mas sei por quê. Estou esperando. Estou esperando Adam voltar." - Pág. 189



Capa e diagramação 

 

     A obra possui capa apresentando um mosaico com cenas do filme baseado na obra sobrepostas ao rosto da protagonista. Observe que a forma como estão dispostas as cenas formam um ponto de interrogação. Diagramação simples, com páginas amarelas. O livro não é dividido em capítulos, mas nos horários em que ocorrem os acontecimentos presentes, intercalados com as lembranças de Mia. As páginas da esquerda são decoradas com notas musicais no canto inferior esquerdo.
 
 
Capas pelo mundo
 
       
 
 
 
 
 

Avaliação: (Ótimo)
 
 
 
Conheça a continuação da obra: Para Onde Ela Foi
 
 
 
Onde Comprar
 
Se Eu Ficar: Submarino| Saraiva | Americanas
 


Informações sobre a obra no Skoob
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo