20 dezembro 2015

Dica de Leitura: A Volta do Poderoso Chefão - Mark Winegardner

Leitura Concluída em 30 de julho de 2014

Ficha Técnica


Obra: A Volta do Poderoso Chefão (Título Original: The Godfather Returns)

Autor: Mark Winegardner (Tradução: Marcelo Mendes)

Editora: Record

Ano: 2004

ISBN: 9788501070951

Coleção: O Poderoso Chefão

Número de Páginas: 588

Avaliação: 



Sinopse

     O ano é 1955. Michael Corleone sai vitorioso da batalha sangrenta entre as famílias do crime de Nova York. Mas sua ambição pede mais. Para consolidar seu poder, Corleone deve enfrentar um poderoso adversário: seu antigo guarda-costas Nick Geraci. 
     Em 1969 Mario Puzo publicou "O poderoso chefão", livro que mudou definitivamente a literatura sobre o submundo do crime. Agora, o aclamado escritor Mark Winegarden leva adiante essa incrível história, contando o que aconteceu durante os violentos anos de 1955 a 1962, período nunca retratado na obra de Puzo e na clássica trilogia de Francis Ford Coppola.


Sobre o autor

     Mark Winegardner, nascido em 24 de novembro de 1961 em Bryan, Ohio, é um escritor americano. Seus romances incluem "A Volta do Poderoso Chefão" e "A Vingança do Poderoso Chefão", que dão continuação à história da família Corleone de Mario Puzo.

     Mark publicou seu primeiro livro aos 26 anos, enquanto ainda cursava pós-graduação. Lecionou em Miami, George Mason, George Washington, e John Carroll University. Ganhou subvenções, bolsas de estudo e residências do Conselho Ohio Arts, Lilly Endowment, Fundação Ragdale, Writers Conference Sewanee e da Corporação de Yaddo. Seus livros foram escolhidos entre os melhores do ano pelo New York Times Book Review, Chicago Sun-Times, Los Angeles Times, o New York Public Library e USA Today.


Resenha e opinião

     "A Volta do Poderoso Chefão" foi escrito por Mark Winegardner, um escritor conceituado que, optando por preencher omissões existentes nos filmes da trilogia "O Poderoso Chefão" e nas obras de Mario Puzo, deu continuidade à história de Don Corleone.

     O desenvolvimento da obra utilizou elementos que funcionaram no cinema. Michael Corleone é melhor apresentado através de flashbacks que mostram sua juventude no tempo em que serviu ao exército durante a 2° Guerra Mundial. Basicamente, a história narra o período da família Corleone que não havia sido demonstrado tanto nas telas de cinema, quanto na obra original.

  Winegardner procurou atar as pontas soltas existentes, evidenciando, por exemplo,  o funcionamento do esquema que fez com que Fredo traísse o próprio irmão, o motivo da lealdade do consiglieri Tom Hagen e a morte de Carmela. É possível notar a desenvoltura eficaz do autor, o que leva o leitor à percepção de que Mark conseguiu captar a essência da obra original de Puzo, reproduzindo com maestria as cenas que dão prosseguimento à história. Por conseguinte, o autor foi capaz de fazer com que essa nova obra continuasse sendo grande referência no gênero.


Quotes

"Quem estivesse vendo Michael Corleone pousar o avião em Lake Mead - os motoristas dos dois Cadillacs, por exemplo, que seguravam cordas na extremidade do píer - poderia supor que ele já tivesse feito isso um milhão de vezes, e não apenas umas vinte." - Pág. 140

"Geraci reconheceu as palavras de Michael Corleone na boca do irmão. Michael havia concordado com a criação de uma imagem pública para Fredo como parte da estratégia de limpar o nome Corleone, pelo menos aos olhos da população em geral." - Pág. 286

"Um noticiário entrou no ar. A matéria principal era, naturalmente, a posse do novo presidente que só fazia rir de orelha a orelha." - Pág. 459


Capa e diagramação

     A obra possui capa preta simples, sem ilustrações ou imagens. A diagramação também é simples, com páginas brancas. O livro é frágil e não possui orelhas. Os capítulos são um pouco longos, iniciando-se na página seguinte ao encerramento do capítulo anterior.


Capas pelo Mundo



A Coleção:




→Os preços variam entre R$61,00 e R$75,00←


→ Mais informações sobre a obra no Skoob.

2 comentários:

  1. Bom dia novamente. Está quase na hora do meu almoço na verdade. Mas consegui mais alguns minutos para ler essa postagem que eu não podia perder. Mais um livro enatador. Percebi que você não parece ser aquelas pessoas que ficam apenas entre um ou dois gêneros, pelas suas leituras e resenhas, vejo que você gosta muito de ler, e viajar por vários gêneros, sendo seus favoritos ou não e gosto muito da sua opinião sincera. Gostei!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Siz, eu não fico em apenas um ou dois gêneros. Sou muito eclética, gosto de ler tudo, e raramente digo que não gostei de um livro (na verdade, isso só aconteceu uma vez). A verdade é que eu gostaria de ler muito mais, mas a falta de tempo atrapalha demais.
      Agradeço, mais uma vez, sua visita! Fico extremamente feliz quando a vejo por aqui! =D
      Um beijão!

      Excluir

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo