16 agosto 2015

Dica de Leitura: Destino - Ally Condie (1º Volume da Trilogia “Matched”)

 
Leitura concluída em 28 de dezembro de 2014

Ficha Técnica
 


Obra: Destino (Título original: Matched)

Autora: Ally Condie (tradução: Lívia de Almeida)
 
Editora: Suma de Letras
 
Ano: 2011
 
ISBN: 9788560280810
 
Trilogia: Matched (Volume #01)
 
Páginas: 240
 
 
 
 
Sinopse
 
     Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo. Leia um trecho do livro em PDF.
 
 
Sobre a Autora
 
     Ally Condie é uma ex-professora de Inglês do ensino médio que largou a profissão para se tornar mãe em tempo integral. A partir dai, começou a escrever por hobby. Antes de Destino, ela publicou cinco outros romances para jovens. Vive com o marido e seus três filhos num subúrbio de Salt Lake City, Utah. Conheça seu website. 

 
 
 
 

Booktrailer (legendado) 

 
 
 

Resenha e opinião
 
     “Destino” foi lançado em abril de 2011 e é o primeiro volume da trilogia distópica “Matched”, conhecida mundialmente, existindo, inclusive, rumores de que a mesma teria seus direitos comprados pela Disney, e logo viraria filme. Narrado em primeira pessoa pela protagonista Cassia, tem como conceito central a sociedade cujo sistema “justo e igualitário” segue ritmo predefinido, onde tudo é controlado pela Sociedade, até mesmo a formação de casais, que segue um padrão de probabilidades a respeito de cada indivíduo, definindo pares ideais.
     Cassia, no decorrer da trama, passa por mudanças comportamentais e de pensamento, nos levando a crer, inicialmente, que é apenas mais um dos membros passivos da sociedade, apática às manipulações que dirigem seu cotidiano. Contudo, conforme transcorre a narrativa, ela passa a indagar o modelo de Sociedade que determina todas suas ações, questionando a si mesma quanto às inúmeras possibilidades em uma comunidade baseada na livre escolha.
     Aparentemente as regras da Sociedade visam garantir o bem estar e qualidade de vida da população. Entretanto, há um grande mistério por trás da limitação, mistério este que é introduzido na trama de maneira a instigar o prosseguimento da leitura, proporcionando suficiente curiosidade ao leitor para buscar dentro do enredo as revelações, que, ao que tudo indica, devem ser surpreendentes.
“Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim. Não é o rosto de Xander.” – Pag. 26

“Aquelas histórias não eram verdadeiras. Sei disso. Mas, esta noite, fica fácil de esquecer.” – Pag. 07

“Assim que você deseja alguma coisa, tudo muda. Agora eu quero tudo.” – Pag. 196

"Eu me pergunto se algum dia terei força para guardar alguma coisa. (...) Ou se vou sempre ser aquela que destrói." - Pag. 119/120
     A história é envolvente, de leitura rápida e capítulos curtos e bem desenvolvidos. É um romance que desperta emoções surpreendentes e cativantes, inclusive fomentando ao leitor sentimento de indignação em relação à manipulação exercida pela Sociedade em seus membros, causando choque e despertando para a realidade em que vivemos.
“Você acha que não tem nada aqui porque nós não tentamos resistir. Mas têm palavras nas nossas cabeças que ninguém mais conhece. (...). Nós temos coisas de valor, mas vocês nunca vão conseguir encontrar porque nem sabem onde procurar.” – Pag. 136
 


"Será que se apaixonar pela história de uma pessoa é a mesma coisa que se apaixonar pela própria pessoa?" – Pag. 130

Os Personagens 

 
- Cassia: personagem principal do romance, no início é uma adolescente comum, ansiosa por seu Banquete do Par. Desenrolando-se a trama, passa a questionar o mundo que conhece e o modo na qual foi criada, sobretudo em relação à possibilidade de escolha de cada indivíduo, em uma sociedade onde tudo é controlado.
 
- Ky: típico personagem misterioso, cujos segredos que possui jamais compartilha com ninguém, exceto com Cassia, que conquista seu coração. O garoto é considerado uma aberração para a Sociedade, viveu nas chamadas Províncias Exteriores e nunca poderia ter um par. Muito sensível. É o seu rosto que surge na tela como par de Cassia, logo quando o de Xander desaparece.
 
- Xander: melhor amigo de Cassia e seu suposto par, possui muitas qualidades, é companheiro para todas as horas. Inteligente e sincero, realmente seria o par ideal.

- Outros personagens: os pais de Cassia têm participação forte na narrativa, denotada através do amor e entendimento entre eles e os filhos. Em relação ao avô da protagonista, é possível notar que existe grande cumplicidade envolvendo-os.
“Não podemos te dar a vida que você quer – diz meu pai, com os olhos úmidos. Ele olha para minha mãe, que faz um sinal para que ele prossiga – Eu queria que fosse diferente. Mas, nós podemos te ajudar a ter a oportunidade de decidir que vida você deseja.” – Pag. 235

 
 
 
Capa e Diagramação
 
A bolha: A capa desse volume mostra metaforicamente a “prisão” em que vive a protagonista dentro da Sociedade. Os volumes seguintes apresentam padrão semelhante, representando cada situação vivida pelos personagens em diferentes momentos da trama. Diagramação simples, com as páginas amarelas e novos capítulos iniciados na página seguinte à de encerramento do capítulo anterior.


Capas pelo mundo
 
 
 
 
 
 
 
A trilogia:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 

Avaliação:  (Ótimo)





Onde Comprar: 

Destino: Submarino | Saraiva | Americanas | Cultura | Extra


Informações sobre a obra no
Skoob 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© O Pequeno Mundo dos Livros - 2013. Todos os direitos reservados.
Criação e layout por: Maísa Andreoli Dias.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo